Portal Gospel Play - O canal de notícias do cristão online!

Monday, 13 de May de 2024
MENU

Mundo Cristão

Ha três tipos de pastores que atrasam o crescimento da Igreja com o que pregam

Pastores que pregam entretenimento e prosperidade “só atrasam” a Igreja

Imagem de capa
A-
A+
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Assim como existem pessoas que ajudam e atrapalham a igreja local, o mesmo princípio verdadeiro também deve ser aplicado aos pastores.

O pastor Josh Buice, líder da Igreja Batista de Pray’s Mill, em Douglasville, na Geórgia, vem promovendo anualmente a conferência teológica G3 Gospel, Grace & Glory nos Estados Unidos. Recentemente ele escreveu uma curta série de diferentes tipos de pessoas, usando o seu canal para denunciar os 3 tipos de pastores que são “um obstáculo à santificação e o crescimento da graça da igreja local”. Embasado em trechos da Bíblia aonde Paulo escreve para Timóteo ( 1 Timóteo 3:15 ) como a casa de Deus deveria se comportar, Josh afirmou que os crentes de hoje deviam governar a igreja e adorar de acordo com a Palavra de Deus, ao invés de ficarem ouvindo a opinião desses tipos de líderes.

Olhares atentos a classificação!

 

 O artista (animador)

Josh descreve esse tipo de líder como um pragmático de coração, e enfatiza que frequentemente eles pesquisam a comunidade antes de plantar uma igreja para ver que tipo de música a comunidade desfruta enquanto trabalha com sua equipe para projetar o tipo certo de serviço para alcançar sua cultura. Muitos homens que estão no púlpito no domingo são classificados como animadores. Eles se esforçam para usar as frases corretas que agradam os ouvidos das pessoas - muitas vezes gastando mais tempo na elaboração de piadas, em vez de se aprofundarem na teologia do texto, em preparação para pregar. O artista trabalha diligentemente para fazer as pessoas se sentirem positivas, e tais homens evitam a disciplina na igreja e o chamado à santidade por medo de que ela não cresça em sua igreja.

Hoje não é incomum ter pastores vestindo fantasias para “realizar” seu sermão ao invés de pregar o texto. Esta abordagem ao ministério será muitas vezes bem-sucedida, mas não é espiritualmente lucrativa.

Os animadores são pessoas que agradam aos homens - servindo-os exatamente do que eles desejam. O artista é conduzido de forma pragmática e tem um desejo insaciável pelo crescimento da igreja a qualquer custo.

Na maioria dos casos, o artista fica paralisado pela necessidade de ser apreciado por sua congregação e, infelizmente, ele coloca mais ênfase em agradar as pessoas do que em agradar a Deus. Paulo avisou a Timóteo que seu povo logo o deixaria para pregadores que agradariam aos imaturos fazendo com que se desviassem para os mitos (II Timóteo 4: 3-4).

O professor (desequilibrado)

Nessa abordagem, Buice alertou sobre professores “desequilibrados” que não permitem que o seu ministério seja guiado pelo texto bíblico: “Frequentemente acampa-se na escatologia, nas doutrinas da graça, evangelismo, ou seja lá o que ele for apaixonado ou conhecedor, enquanto há muito remanescente na Palavra de Deus que precisa ser exposto”, alertou.

No entanto, não são apenas os viciados em escatologia que a igreja frequentemente sofre, pode ser um pastor que passa o tempo todo evangelizando os santos no domingo em vez de alimentar as ovelhas. Claro, o evangelho deve ser pregado toda semana e esclarecido - para as crianças, os convidados incrédulos e a igreja como um todo, como meio de edificar o rebanho -, mas a igreja precisa mais do que um chamado para se arrepender e crer no evangelho.  A igreja precisa de todo o conselho da Palavra de Deus, tanto as passagens fáceis como as mais difíceis. Lembrem-se do que Paulo disse a seus companheiros élderes de Éfeso quando ele disse: “Não me atrevi a declarar-vos todo o conselho de Deus” (Atos 20:27). Seguindo essa exortação, ele advertiu-os sobre os lobos que entrariam na igreja após sua partida.

O amante deste mundo

Nesta última categoria o alerta teve como alvo principal os pastores “amantes deste mundo”, que pregam uma mensagem de saúde, riqueza e prosperidade, exigindo que as pessoas tenham fé suficiente em Deus e ele lhes proporcionará riquezas e posses materiais. O amante deste mundo é auto-condenado e auto-enganado. O deus deste mundo cegou suas mentes para que eles não possam ver a luz do glorioso evangelho de Cristo (II Cor 4:4) O amante deste mundo passa a maior parte do tempo enfatizando como é possível ter sua melhor vida agora - em vez de focar na recompensa eterna (Hb 11:10), recapitulou o pastor.

O líder batista é conhecido por sua abordagem calvinista da Bíblia, e é autor de um livro chamado The New Calvinism “o novo calvinismo”, em tradução livre, que segundo ele foi “concebido para elogiar e criticar o movimento do Novo Calvinismo” que vem se solidificando nas igrejas mundo afora, incluindo o Brasil.

Fonte/Créditos: Delivered By Grace

Comentários:

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!