Portal Gospel Play - O canal de notícias do cristão online!

Quarta, 06 de julho de 2022
MENU

Mundo Cristão

A Rádio Trans Mundial e a revista / editora Ultimato lançam em parceria o Guia de Redes

Um manual prático voltado às pessoas que trabalham com a comunicação digital de igrejas e organizações missionárias de pequeno e médio porte.

Imagem de capa
A-
A+
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

O lançamento ocorreu na terça (18), o objetivo da ferramenta é trazer temáticas de destaque que devem ter a atenção de quem produz conteúdo e gere as redes em tempos de comunicação com hipervelocidade.

O Guia é uma forma de ajudar comunidades e grupos missionários menores, sem grandes equipes de comunicação, a terem presença digital efetiva nas redes, de modo a potencializar o alcance da mensagem que planejam passar.

"A pandemia evidenciou a força e a necessidade estratégica do uso das redes sociais. Diante da dificuldade que muitas igrejas e organizações tiveram, RTM e Ultimato, duas missões que trabalham diretamente com a comunicação, se uniram para elaborar um guia que fosse bem descomplicado, objetivo e prático. Quem trabalha com as redes terá neste material um acompanhamento com início, meio e fim e dicas valiosas para produzir conteúdo, criar um cronograma de postagem, pensar em públicos e elaborar objetivos com os posts produzidos", disse Ricardo Kroskinsque, diretor de Comunicação e Relações Públicas da RTM.

Entre os temas tratados no Guia estão as diferenças entre redes e mídias sociais; 10 lições para aprender com redes sociais; o que deve ser comunicado; ferramentas certas para uma comunicação eficaz; construção de personas; planejamento de conteúdo e criatividade, entre outros.

Antes de cada bloco de conteúdos, textos para refletir. "Separando o joio do trigo" fala sobre os riscos das fake news e o compromisso com a verdade que os cristãos devem ter; "4 Passos para a comunicação ministerial em tempos de polarização" alerta sobre os cuidados na hora de pensar tipos de conteúdo, uma vez que a ideia é atrair a atenção do público, não dispersar e "A Igreja na internet – uma breve reflexão sobre igrejas e organizações cristãs nas redes soiais", que mostra o avanço da presença das comunidades de fé no universo digital.

"Alegramo-nos com esta parceria com a RTM, que permitiu construir este recurso gratuito para organizações e igrejas. Além das ferramentas, o Guia oferece material reflexivo sobre o tema geral 'comunicação e as igrejas'. As igrejas e organizações cristãs precisam e podem ocupar estes espaços de comunicação, mas dentro dos limites da ética cristã. Os textos respondem a estas perguntas: 'Na prática, que limites seriam estes? Que cuidados devem ser tomados?'", comentou Klênia Fassoni, diretora administrativa de Ultimato.

Como usar

O Guia pode ser lido na íntegra ou pode ser consultado em situações específicas. Outra forma de trabalho sugerida é que as igrejas e organizações criem grupos com as pessoas que trabalham na área de comunicação ou potenciais interessados e façam a leitura em conjunto e, em paralelo, marquem reuniões para discussão sobre os tópicos abordados e levantem, de que forma, as dicas passadas podem ser utilizadas para a sua realidade específica.

Como baixar

O Guia de Redes para Igrejas e Organizações está disponível, de forma gratuita, na seção Ebooks dos sites de RTM e Ultimato. Basta clicar e o arquivo, em PDF, será disponibilizado na hora ou via e-mail.


Para fazer o download no site da RTM

Para fazer o download no site Ultimato


Veja mais!

Seja edificado(a) através das mensagens pastorais dos colunistas

Fonte/Créditos: Portal Gospel Play, com informações de Rádio Trans Mundial por Lucas Meloni

Créditos (Imagem de capa): A Rádio Trans Mundial e a revista / editora Ultimato lançam em parceria o Guia de Redes. (Imagem: Divulgação).

Comentários:

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!