Nos últimos anos, no Brasil e no mundo, temos nos deparado com diversas igrejas e comunidades sendo destruídas pela liderança de pessoas despreparadas e autoritárias que ferem membros e geram desconforto no corpo ministerial. Segundo o professor e teólogo Michael J. Kruger, autor do livro Abuso espiritual: confrontando o problema de líderes abusivos na igreja, que chega às livrarias pela editora Thomas Nelson Brasil, esse tipo de comportamento tem sido comum e até mesmo celebrado, ao invés de combatido.
Usando sua experiência como professor, o autor nos leva a refletir sobre como essas lideranças têm conseguido ascender com mais frequência dentro da igreja. A partir da perspectiva de líder de uma comunidade, Kruger também expõem os fatores que contribuem para que essas pessoas permaneçam em suas posições de poder, além de apresentar de forma clara o que a Bíblia ensina sobre o abuso. O autor explica como identificar esse tipo de liderança e também aconselha líderes sobre como evitar a perpetuação do autoritarismo.
Com uma linguagem acessível e clara, o autor também toma cuidado para tratar do tema de forma sensível, levando em consideração as consequências do abuso pastoral na vida das vítimas, e faz um alerta na comunidade sobre o comportamento de suas lideranças.

Sobre o autor
Michael J. Kruger é presidente do Reformed Theological Seminary em Charlotte, Carolina do Norte, no qual também atua como professor de Novo Testamento. Ele é o autor do livro Canon Revisited: Establishing the Origins and Authority of the New Testament Books [O cânone revisitado: estabelecendo as origens e a autoridade dos livros do Novo Testamento] (Crossway, 2012). Ele escreve regularmente no blog Canon Fodder.
Abuso espiritual: confrontando o problema de líderes abusivos na igreja
Comentários: