Em 1Reis 17, após Elias desafiar Acabe, existem 3 palavras que se relacionam com a vida de Elias, e que se relacionam com a vida de todos os profetas de Deus em algum momento de sua vida.
1º: “ESCONDE-TE” ... Vers. 3.
Inusitado, Deus manda o profeta se esconder.
A gente acha que se Deus está conosco, sempre vamos aparecer, destacar, enfrentar e vencer. ENTRETANTO, DEUS NÃO MANDA ELIAS ENFRENTAR, E SIM ORDENA QUE ELE FUJA, APONTANDO A DIREÇÃO PARA ELE SAIR DE CENA.
- Nem sempre, de Deus, em nossas vidas, será o holofote, muitas vezes será o esconderijo.
Quando Jesus era menino, o anjo disse a José: Herodes quer matar a criança, fuja!!!
Deus poderia ter matado Herodes, ao invés disso, esconde o menino.
Jesus já era grande quando, algumas vezes no evangelho, vemos ele se escondendo, saindo sem ninguém ver... porque? Ele tinha medo de morrer? NÃO... AINDA NÃO ERA CHEGADA A HORA.
Moises nasce e a ordem dada era: MATEM TODOS OS HEBREUS MENINOS QUE NASCEREM... Ele nasceu, ninguém o encontrou, porque QUANDO DEUS ESCONDE NINGUÉM ACHA!
Mais tarde, não tendo como esconder mais, a mãe o coloca no rio, a filha de Faraó o encontra, fazendo dele neto de Faraó, o homem mais poderoso do mundo, porque QUANDO DEUS REVELA, NINGUÉM ESCONDE MAIS.
QUANDO DEUS NOS ESCONDE, É PARA NOS PROTEJER!
2º “Ordenei aos corvos que ALI te sustentem” (Vers. 4).
Se Deus dissesse: ORDENEI QUE TE SUSTENTEM, a ideia seria de Elias indo pra onde queria ir e os corvos levariam o alimento. Mas Deus colocou um “ALI”, ou seja, um endereço.
A PROVISÃO NÃO VAI ONDE VOCÊ QUER, VAI ONDE DEUS TE MANDA.
Muitas pessoas estão sofrendo, e perguntando a Deus: “cadê a provisão”, enquanto Deus está dizendo: “cadê você no lugar onde eu mandei você ficar?”.
A segurança não está no lugar seguro, a prosperidade não está no lugar próspero, segurança e prosperidade estarão no lugar onde Deus te enviar.
3º “o ribeiro secou” ... (vers. 7).
ESTRANHO QUE, QUEM DEU O RIBEIRO PRA ELIAS FOI DEUS... “Ribeiro que Deus da, também seca”.
Porque?
- Elias pode ter ficado dependente do ribeiro. Às vezes ficamos dependentes demais da provisão, e esquecemos do provedor. Todas as vezes que Deus lhe dá um ribeiro, e o ribeiro roubar sua atenção dEle, ele tira o ribeiro de você.
- Deus mostra que usa ribeiro, mas não depende do ribeiro. ELE USA PESSOAS, MAS NÃO DEPENDE DELAS, Ele também usa corvos, viúva, anjos, etc...
- Deus quer mudar Elias de lugar, no versículo 7, o ribeiro seca, já no 9, vemos Deus apontando outro endereço. QUANDO DEUS SECA O RIBEIRO, ELE QUER MUDAR O PROFETA DE ENDEREÇO. Às vezes, se o ribeiro não seca, a gente não sai. Aí Deus fecha a torneira do ribeiro para mudar o endereço do profeta. O ALI MUDOU.
Minha oração é que O Senhor nos ajude a estar no endereço certo. NOSSO GPS PRECISA ESTAR ALINHADO COM O GPS DOS CÉUS.
PENSE NISSO!!!
Em Cristo,
Pr. Jailton Felix
Canais de interação: (@jailtonfelix) / (@jailtonfelix) / Facebook
Fonte/Créditos: Portal Gospel Play, com informações de Pr. Jailton Felix
Comentários: