Portal Gospel Play - O canal de notícias do cristão online!

Aguarde, carregando...

Domingo, 16 de Novembro 2025

Mundo Cristão

Pastor convida os necessitados e endividados ao altar para pegarem dinheiro da oferta

A atitude do sacerdote foi chamada de "imprudente" por teólogo reformado

Robston Rial
Por Robston Rial
/ 1,277 acessos
Pastor convida os necessitados e endividados ao altar para pegarem dinheiro da oferta
Momento da oferta em que os necessitados e endividados retiram o valor conveniente a sua necessidade. (Foto: Reprodução / Youtube)
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Recentemente durante um culto, uma decisão do pastor John Gray, da megaigreja Relentless Church, em Greenville, na Carolina do Sul (EUA), gerou controvérsia entre os membros. Em seu sermão na semana passada, no dia de Ação de Graças, depois da oferta, ele estimulou os membros que tirassem dinheiro das cestas de ofertas, caso estivessem com dificuldades econômicas.

Ao mesmos tempo que muitos irmãos entregavam seus dízimos e ofertas no altar, outros retiraram a quantia que consideravam necessário. Gray havia chamado as “mães solteiras”, as “viúvas”, os “endividados” e os “necessitados”.

“Peguem apenas o que vocês precisam”, disse o pastor, sendo aplaudido pelos fiéis presentes.

Leia Também:

Ele criticou ainda os pastores que só dizem “dê, dê” e nunca compartilham com os pobres quando há “sobras” de caixa. “Temos muitos cafetões de púlpito que querem tirar gordura das pessoas, mas não querem satisfazer as necessidades das pessoas pobres. Eu gostaria que pudéssemos fazer mais, mas isso é o melhor que podemos fazer agora”, assegurou.

Em seu sermão, Gray enfatizou ainda que “o papel da igreja … não é apenas receber do povo de Deus, mas satisfazer as necessidades do povo de Deus”.  O pastor deixou claro que estava seguindo uma orientação do Senhor, baseado no texto da multiplicação dos pães em Mateus 14, quando toda a multidão se fartou e os apóstolos ainda tinham cestos com as “sobras”.

Enfatizou ainda que pretende, no futuro, poder ajudar pessoas carentes da igreja de outras maneiras, comprando casas para quem não tem dificuldades de pagar o aluguel.

Entretanto, o assunto foi comentado por vários teólogos. Alphonza Gadsden, do Seminário Teológico Memorial da Carolina do Sul, comemorou a atitude e destacou que a Igreja deveria estar fazendo mais para ajudar os necessitados.

“Ele conta que foi levado pelo Espírito de Deus para fazer isso, acho que é um gesto memorável”, comentou Gadsden. “Acredito que a igreja precisa desempenhar um papel mais ativo dentro da comunidade e, se isso significa ajudar aqueles dentre nós que estão passando por dificuldades”.

Zachary Groff, professor no Seminário Teológico Presbiteriano de Greenville, elogiou o gesto de Gray, mas tem reservas contra a administração “imprudente” de assistência aos necessitados.

“Na tradição teológica Presbiteriana e Reformada, temos uma alta consideração pela função diaconal da igreja. Levamos muito a sério o exemplo dado pela igreja apostólica ao cuidar das viúvas e dos órfãos e dos necessitados, tanto dentro da comunidade de fé, como também os de fora da igreja. Porém, é preciso ter muita cautela em usar esse método de distribuição na igreja”, disse ele.

“Na verdade, parece um movimento bastante imprudente da Relentless Church”, avalia, dizendo que o ideal é que haja dentro da igreja um ministério que tenha seu próprio orçamento e identifique as necessidades reais das pessoas e as supra utilizando critérios claros.

Assista!

FONTE/CRÉDITOS: Portal Gospel Play, com informações de Jarbas Aragão (Gospel Prime)
Comentários:
Robston Rial

Publicado por:

Robston Rial

O Portal Gospel Play é um guia de notícias com informações relevantes. Desenvolvido para funcionar como um sitepoint para um cristão conectado, onde o ambiente foi projetado para ser mais uma voz nesse tempo.

Saiba Mais

Não possui uma conta?

Você pode ler matérias exclusivas, participar de promoções e muito mais!
Termos de Uso e Privacidade
Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, entendemos que você concorda com nossos Termos de Uso e Privacidade.
Para mais informações, ACESSE NOSSOS TERMOS CLICANDO AQUI
PROSSEGUIR