Certo dia, minha amiga Leah me ligou, perto de seu ponto de ruptura. Entretanto, os problemas que estavam causando o sofrimento não eram dela, mas sim dos filhos adultos. Ela estava honrando os compromissos legais do filho e temendo que ele pudesse ir para a cadeia. Leah também estava perdendo o sono por causa da gravidez não planejada de sua filha adulta e do momento financeiro que estava atravessando. Ambas as situações deixaram Leah emocionalmente e financeiramente esgotada.
A causa da ansiedade de Leah sobre os problemas de seus filhos é conhecida como "preocupação de segunda mão". Tal como acontece com o fumante passivo, sofredores de preocupação de segunda mão experimentam todos os sintomas físicos e emocionais de preocupação, a única diferença é que eles estão ansiosos e estressados sobre problemas que não são deles próprios.
Episódios que se repetem constantemente!
Seu filho não terminou seu projeto de ciências, e você está estressado porque se ele não conseguir, ele não vai jogar no próximo jogo.
Sua irmã de 30 anos é um espírito livre, mas muitas vezes você se sente ansioso ou em pânico porque ela não tem seguro de saúde e, muitas vezes, pede dinheiro emprestado.
O que pode acontecer quando não encontramos uma cura para nossa preocupação de segunda mão? Podemos acabar assumindo a responsabilidade pelos outros, ao ponto de nós estarmos inconscientemente sequestrando as lições mais importantes de que precisam aprender em suas jornadas relacionais, financeiras e espirituais na vida, tornando-as pessoas totalmente dependentes.
Em Josué 9, os gibeonitas que viviam na terra de Canaã ficaram sabendo da campanha dos israelitas na terra prometida e de suas avassaladoras vitórias em Jericó e Ai. Os gibeonitas temiam por suas vidas, então "recorreram ao engano para se salvarem" (Josué 9: 4a, NLT).
Os gibeonitas enviaram embaixadores para ter com Josué e os líderes. Falaram aos israelitas que eles tinham viajado de uma terra distante para fazer um tratado de paz. Enquanto Joshua inspecionava os viajantes, viu suas roupas desgastadas e odres velhos. Os líderes questionaram os viajantes novamente e perguntaram novamente se eles moravam perto, porque Deus proibiu os israelitas de fazerem tratados com as pessoas que viviam em Canaã. Os gibeonitas mentiram aos israelitas sobre até onde haviam viajado. Alimentou-se ali uma construção longa e detalhada, cheia de medo e preocupação.
“Sempre que temos alguém em nossas vidas que se esforça com responsabilidade pessoal, é tentador acreditar em suas histórias tristes pelo seu valor aparente. Nos sentimos mal por eles e queremos ajudar. Podemos ficar tão envolvidos nos detalhes de sua história que perdemos de vista os fatos reais”.
Josué e os líderes israelitas foram apanhados nos fatos da história dos gibeonitas e, ao fazê-lo, cometeram um erro crítico. Josué 9:14 diz: "Então os israelitas examinaram a sua comida, mas não consultaram ao SENHOR."
Diante do fato ocorrido, “os israelitas fizeram um tratado com os gibeonitas. Pouco depois, Josué e os líderes descobriram que haviam sido enganados. O restante dos israelitas ficou muito zangado com eles, porque as pessoas já conheciam o sofrimento que vinha da desobediência. Agora, os israelitas eram responsáveis pelo bem-estar e pelo futuro das pessoas que os haviam enganado por medo e preocupação. A preocupação de segunda mão pode ser cara para todos os envolvidos, tanto a curto como a longo prazo”.
Veja aqui alguns sintomas de que você pode estar sofrendo de um caso de preocupação de segunda mão?
Por ventura você anda estressada ou perdendo o sono à noite por causa do comportamento irresponsável de outra pessoa ou por questões financeiras mal resolvidas em andamento.
Você continua ajudando as mesmas pessoas, as quais estão sempre dando as mesmas desculpas ou necessitando do seu dinheiro emprestado.
Você tem medo de deixá-las sentir dificuldades ou fracassos, porque você está preocupada que elas sofram perdas ou percam oportunidades futuras.
Você não quer vê-las lutar porque você está preocupada que elas desanimem e desistam.
E aí? O que você precisa fazer para conseguir se desligar?
Minha preocupação de segunda mão se alastrou quando eu estava preocupada com um dos meus filhos. Ela estava lutando com um diagnóstico médico, e eu queria fazer o resto de sua vida mais suave, já que ela já tinha um grande desafio. No entanto, o estresse e a preocupação com a vida dela estavam me atrapalhando. Eu fui a um conselheiro cristão para me ajudar a descobrir as coisas. O único problema era que meu conselheiro, Tim, não me confortava. Em vez disso, ele me desafiou a parar de brincar de Deus na vida da minha filha, tentando consertar seus problemas. Ele resumiu seu desafio com sabedoria que eu considero ser a receita para curar a preocupação de segunda mão: "Temos que deixar as pessoas em nossas vidas descobrirem sua necessidade de Deus".
Enfim chegou o momento do exercício prático, o conselho de Tim foi posto à prova quando minha filha estava no último ano do ensino médio. Ela parou abruptamente de fazer o dever de casa e colocou sua formatura em perigo. Como seus pais, nós tivemos que administrar nossos medos para o futuro dela e confiar em Deus com ela no momento. Meu marido e eu recuamos e deixamos que ela lidasse com seus professores e as consequências de suas decisões. Ela foi ótima! Embora seus planos pós-faculdade tivessem que mudar, nossa filha trabalhou duro para voltar aos trilhos. Quando saímos do caminho, ela poderia seguir a Deus ao longo de sua jornada. Quatro anos depois, ela está trabalhando em um emprego que ela ama e cresceu em confiança e maturidade.
Barb Roose é uma oradora popular e autora que é apaixonada por conectar as mulheres umas às outras e a Deus.
Fonte/Créditos: Portal Gospel Play, com informações de CHARISMANEWS
Créditos (Imagem de capa): Unsplash - Sharon McCutcheon
Comentários: