Portal Gospel Play - O canal de notícias do cristão online!

Sábado, 18 de setembro de 2021
MENU

Mensagens

Rompendo com a "Mentalidade Fantoche"

Você sabe o que é um fantoche? É um boneco com corpo geralmente de pano em forma de luva, na qual se introduz a mão para movê-lo.

Imagem de capa
A-
A+
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Você sabe o que é um fantoche?

É um boneco com corpo geralmente de pano em forma de luva, na qual se introduz a mão para movê-lo. A despeito do que querem fazer, eles são apenas levados pelas mãos que o guiam.

Eu conheço muitos crentes fantoches. Pessoas incapazes de agir ou pensar por si própria, procedendo de acordo com a orientação de outra. Pessoas que sempre justificam sua vida com uma conversa do tipo: "aconteceu por que tinha que ser" ou usam subterfúgios dizendo: "Deus quis assim". Essas pessoas culpam sempre as circunstâncias ou a vontade de Deus pelo ocorrido em suas vidas.

Perigos da mente de fantoche

Quem vive mentalidade de fantoche, vive de forma irresponsável, se sou guiado e esta tudo determinado, não importa o que eu faça, o resultado será o mesmo. 

Que tipo de fantoche é você?

Fantoche do passado: Pessoas que deixam seu passado controlar sua vida inteira.

Fantoche da opinião publica: Gente que não toma uma decisão sem consultar “o que vão achar disso”.
Geralmente vivem de aparência, e não entendem que quem é aceito só pela aparência vive na verdade a maior de todas as rejeições, a da consciência.  

Fantoche das circunstancias e "destino": Vivem de subterfúgios, “satanizando” todos como “responsáveis” pelo seu fracasso.

Fantoches do medo: Com medo de se entristecerem, não tentam a felicidade, reféns do medo de sofrer não tentam a felicidade, com medo da decepção não sabem o que é confiar, com medo da derrota não tentam a vitória.

Fantoches de Deus: No meio dos evangélicos talvez essa mentalidade seja a que mais tem estado em evidência. Por favor não me entenda mau, Deus esta sim no controle de tudo, porém estar no controle, não significa roubar nosso livre arbítrio e nem fazer de nós robôs sem personalidade. Deus nos deu inteligência para usarmos nas decisões, para que sejamos responsáveis por nossos atos. Deus não criou fantoches para servir e obedecer comandos e sim filhos para amar em liberdade. Muita gente depois que se converte vira um irresponsável, e acha que Deus fará tudo por eles, ai quando da errado, ao invés de assumirem a culpa por não ter feito um trabalho direito, ou por não ter estudado para aquela prova, ou por não ter se preparado para aquela oportunidade, preferem “culpar” a vontade de Deus - “não era pra ser”,  é o que geralmente dizem.

Fantoches da "hora": Dizem, "não chegou minha hora ainda". 
Esses muitas vezes chegam atrasados. Muitos estão a 2 mil anos atrasados, quando perguntam se querem receber Jesus em sua vida respondem: Não chegou a minha hora ainda. Alerta: Você esta muito atrasado!

O que Deus diz sobre isso?

"O céu e a terra tomo hoje por testemunhas contra ti..." 
- Deus estava falando muito sério –

"...de que te pus diante de ti a vida e a morte, a bênção e a maldição; escolhe, pois, a vida, para que vivas, tu e a tua descendência". Deus estava dizendo: Eu não determino a bênção ou a maldição sobre vocês... Suas decisões determinam isso. Eu não determino se vocês vivem ou morrem... Suas escolhas te levam.

Somos resultado de nossas escolhas

Deus não determina suas riquezas. O carro que você anda, a casa que você mora, a roupa que veste, a comida que você come, tudo isso é fruto de suas escolhas.

Se Deus determinasse essas coisas Ele seria meio injusto, não? 1º Ele faria acepção de pessoas, determinando que umas tivessem fartura enquanto outras passassem necessidades 2º quantos incrédulos e ímpios você conhece que vivem melhor que crentes fiéis? Pense nisso! Como no Édem, Deus deixa uma árvore proibida no meio do jardim para te mostrar que você não é um boneco. Depois da escolha errada, não adianta se fazer de fantoche dizendo "foi a mulher que tu me destes", acorda Adão, você é responsável por suas escolhas. Não adianta Eva, dizer que foi a serpente, você decidiu ouvir a sua voz (Gn 3.12,13).

Espero que esses pensamentos faça com quem nós possamos ser mais responsáveis naquilo que fazemos.

Deus te deu inteligência, use ela!

Deus te abençoe!

Pastor Jailton Felix

Canais de interação: (@jailtonfelix) / (@jailtonfelix)

Fonte/Créditos: Portal Gospel Play / Pastor Jailton Felix

Comentários:

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!