Faleceu em 01 de julho com 90 anos, o pastor e tele-evangelista Jimmy Swaggart, uma figura muito icônica da evangelização televisiva, nos Estados Unidos e em todo o mundo, diz um comunicado da sua organização.
Nascido em Ferriday, Louisiana, em 15 de março de 1935, Jimmy Lee Swaggart começou o seu ministério na década de 1950, pregando nas ruas e igrejas no sul dos EUA. Nos anos 70 e 80 foi quando ele teve sua ascensão de vez, com seu programa na televisão chegando a milhões de casas toda semana em mais de 100 países. Com um estilo agitado, pregações muito acaloradas e apresentações musicais ao piano, Swaggart virou um ícone da chamada "era de ouro" dos tele evangelistas americanos.
Na década de 1980, seu ministério arrecadava milhões de dólares todo ano, e sua influência era parecida com a de gente grande tipo Billy Graham. Mas a história do Swaggart também teve seus problemas. Em 1988, ele saiu um pouco do ministério depois de um escândalo moral, que deu o que falar pelo mundo inteiro.
Ainda assim, o homem voltou a liderar a Jimmy Swaggart Ministries e conseguiu manter um bando leal de seguidores até seu último suspiro.
Além de ser pastor, Swaggart também cantava, compunha e escrevia, lançando mais de cinquenta álbuns gospel, além de publicar diversas obras teológicas. A "Family Worship Center", igreja que liderava em Baton Rouge, Louisiana, seguirá sob a direção de sua família, inclusive o seu filho Donnie Swaggart, e o neto Gabriel Swaggart, que já trabalham como pastores ajudantes.
Jimmy Swaggart deixa para trás a sua esposa Frances, com quem foi casado há mais de setenta anos, seu filho, netos e bisnetos. Seu legado é cheio de contradições: admirado por sua forte paixão evangelística e criticado por sua vida conturbada, ele com certeza influenciou uma geração inteira do evangelicalismo midiático e continua sendo um nome importante na história do cristianismo atual.
Ver essa foto no Instagram
Fonte/Créditos: Portal Gospel Play, com informações Jimmy Swaggart/Facebook/Instagram.
Créditos (Imagem de capa): Jimmy Swaggart, um dos maiores televangelistas do mundo (Foto: Jimmy Swaggart/Instagram/Divulgação)
Comentários: