Portal Gospel Play - O canal de notícias do cristão online!

MENU

Notícias / Variedades

Mais de 80 mil internautas têm seus dados capturados no Facebook por Hackers

Pelo menos 81 mil contas do Facebook foram hackeadas e estão à venda na internet

797
Mais de 80 mil internautas têm seus dados capturados no Facebook por Hackers
A-
A+
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Nas nuvens, mais um ataque cibernético aos usuários do Facebook foi revelado está semana pela imprensa, de acordo com a BBC, hackers russos teriam vendido dados de mais de 80 mil usuários por US$ 0,10.

Os primeiros indícios dessa falha de segurança aconteceram em setembro, quando um usuário com o nome de FBSaler postou em um fórum de língua inglesa (que vendia perfis de usuários do Facebook) que possuía uma base de dados de 120 milhões de usuários.

Usuários dos Estados Unidos, Inglaterra, Brasil, Rússia e Ucrânia foram alvos dos ataques cibernéticos. De acordo com o executivo do Facebook, Guy Rosen, a empresa está trabalhando junto às autoridades para resolver o ataque.

Leia Também:

Apesar das negativas de envolvimento com o governo russo, um dos sites onde as informações sobre as contas foram postadas pôde ser rastreado, sendo de São Petersburgo, e utiliza um endereço IP que a ferramenta Cybercrime Tracker diz já ter sido utilizado no passado para espalhar o LokiBot Trojan, um vírus que permite aos cibercriminosos terem acesso a dados de senhas dos usuários de um computador.

Ainda que o número de 120 milhões de contas seja alarmante, a Digital Shadow acredita que ele seja apenas um blefe para chamar a atenção de potenciais compradores, alegando que não seria possível que uma companhia como o Facebook, que desde o escândalo com a Cambridge Analytica tem tido atenção redobrada com a segurança dos dados de seus usuários, não fosse perceber um roubo de contas dessa magnitude.

A empresa também garantiu que já está trabalhando em conjunto autoridades locais para remover os sites que disponibilizavam as informações sobre as contas, além de já ter entrado em contato com os desenvolvedores dos principais navegadores para que eles possam remover de suas lojas as extensões utilizadas no roubo dessas contas.

O Facebook alega que desta vez não possui nenhuma culpa no roubo das contas e, caso o roubo tenha sido efetuado mesmo através de extensões dos navegadores, a empresa realmente estará isenta de culpa neste caso, e quem deverá assumir sua parcela de responsabilidade são as desenvolvedoras dos navegadores, que permitiram que programas com intenções maliciosas fossem fornecidos em suas lojas.

Mesmo assim, essa já é a terceira grande polêmica envolvendo dados de usuários que atinge o Facebook somente neste ano, o que torna 2018 o ano mais difícil para a empresa de Zuckerberg desde que ela se tornou uma das gigantes do mercado de tecnologia — e certamente este novo "babado" deverá diminuir ainda mais a confiança do público com relação à maior rede social do mundo.

Fonte/Créditos: Portal Gospel Play, com informações de Canaltech e BBC

Créditos (Imagem de capa): Dados de contas do Facebook foram postos à venda na internet

Comentários:

Portal Gospel Play

Publicado por:

Portal Gospel Play

O Portal Gospel Play é um guia de notícias com informações relevantes. Desenvolvido para funcionar como um sitepoint para o cristão online, onde o ambiente foi projetado para ser mais uma voz nesse tempo.

Saiba Mais

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!