Com a decisão, a Venezuela impedirá a entrada de ajuda humanitária por Roraima e também pela Colômbia.
O presidente venezuelano Nicolás Maduro declarou que a fronteira entre a Venezuela e o Brasil será fechada nesta quinta-feira (21) às 20h (21h no horário de Brasília), de forma total e absoluta.
“A partir das 20h de hoje, quinta-feira, 21 de fevereiro, fica fechada total e absolutamente até novo aviso, a fronteira com o Brasil”, declarou o ditador durante um aviso na TV estatal VTV.
Além da fronteira com o Brasil, Maduro também fechará a fronteira com a Colômbia, com o objetivo de impedir o envio de ajuda humanitária feito pelo autointitulado presidente interino da Venezuela Juan Guaidó.
Envio da ajuda humanitária
Segundo Rêgo Barros, o Brasil mantém a programação de enviar a ajuda humanitária no próximo dia 23.
"Estamos disponibilizando os meios logísticos na região de operações, inicialmente em Boa Vista, depois uma subárea de apoio logístico em Pacaraima, e depois nos quedamos a vinda dos caminhões de transporte dirigidos por venezuelanos", declarou o porta-voz.
A operação brasileira tem parceria com os EUA.
Crise política
A Venezuela enfrenta uma profunda crise política, social e econômica.
A inflação no país já ultrapassa 1.000.000% ao ano; milhares de cidadãos têm fugido do país para outras regiões da América Latina; e líderes de oposição têm denunciado perseguição política por parte do regime Maduro.
O Brasil já declarou que não reconhece a legitimidade de Maduro como presidente do país e passou a considerar o líder oposicionista Juan Guaidó como presidente interino da Venezuela, assim como Estados Unidos, Colômbia e o Parlamento Europeu, por exemplo.
Nicolás Maduro diz ser vítima de uma tentativa de golpe de Estado, comandada pelos Estados Unidos.
Oposição diz que Maduro enviará tanques para a fronteira brasileira
O deputado Americo de Grazia, opositor a Maduro e aliado de Guaidó, disse que militares e tanques foram enviados pelo presidente ditador para a cidade de Santa Elena de Uiarén, localizada a 15 minutos de Pacaraima, em Roraima. A informação foi dada pelo Twitter.
“O usurpador toma militarmente Santa Elena de Uairen para impedir a entrada da ajuda humanitária aos venezuelanos”, escreveu.
El #Usurpador toma militarmente #StaElenaDeUairen para impedir la entrada de la #AyudaHumanitaria a los #Vzlanos. No obstante los pueblos Indígenas Pemones de #LaGranSabana junto a la Alcaldía y los Ciudadanos, harán realidad la solidaridad. @jguaido Presidente. pic.twitter.com/VorLrSKnm2
— Americo De Grazia (@AmericoDeGrazia) 20 de fevereiro de 2019
Fonte/Créditos: Portal Gospel Play, com informações de Gospel Prime
Créditos (Imagem de capa): Nicolás Maduro — Foto: Reprodução/VTV
Comentários: