Portal Gospel Play - O canal de notícias do cristão online!

MENU

Notícias / Educação

Graffiti Social - O colorido que transforma a sociedade

A palavra graffiti vem do italiano “graffare” que significa “riscar”

942
Graffiti Social - O colorido que transforma a sociedade
A-
A+
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Embarcando no clima amistoso que geralmente acontece no fim do ano, aqui vai uma forma de exercer a solidariedade um tanto quanto diferente, o Graffiti Social, este é o nome que o grafiteiro e artista plástico Léo Shun criou para definir suas atividades artísticas desenvolvidas em prol de Projetos Sociais, colecionando atuações beneficentes, Shun foi recentemente convidado pelo produtor cultural e fundador da Ong Cultura Urbana, Fabrício Silvestre, para fazer diversas intervenções artísticas, entre elas: grafitar instrumentos musicais de percussão e também grafitar toda a fachada do local, tudo em benefício das atividades que a instituição desenvolve com crianças e jovens moradores de comunidade. Todos os desenhos são de sua autoria, Shun usou e abusou da criatividade e de cores alegres para comunicar mensagens positivas através da arte, o que resultou em um mural super colorido ressignificando o espaço da Ong Cultura Urbana, localizada no bairro Taquara, na rua Godofredo Viana, 64, zona oeste do Rio de Janeiro.    

O trabalho social envolve alguma atividade que se faz para contribuir em melhorias em termos de desenvolvimento para a sociedade, e com o "GRAFFITI SOCIAL" não é diferente, no entanto a atividade é mais específica, pois implica em usar a arte do graffiti para decorar o ambiente e/ou objeto, e com isso sensibilizar e transformar as pessoas a partir dessa ferramenta que faz parte da cultura urbana.  A arte de um modo geral já possui um papel social e o graffiti está inserido neste contexto, pois é uma arte que nasceu nas ruas e até hoje se destaca nos muros da cidade por sua forma e beleza. Sendo assim as pessoas que passam pelo local podem ver e absorver a mensagem e toda a energia incutida na obra, pois quando o artista expõe sua arte ao ar livre ele possibilita o fácil acesso e o estímulo da apreciação artística a muitas pessoas.

"A arte é uma grande ferramenta para mudar o mundo. O meu dom é um presente que recebi de Deus e não posso usá-lo apenas para ganhar dinheiro, se fosse assim acho que não me sentiria completo no que faço. Notar o brilho nos olhos das pessoas que passam pela comunidade ao se depararem com minha arte não tem preço, é uma experiência fantástica". Diz Shun

Leia Também:

O graffiti chegou colorindo tudo na Ong Cultura Urbana, os instrumentos de percussão ganharam vida, rostos, sorrisos e cores... Muitas cores! Em um lado da fachada Shun grafitou uma menina assoprando bolhas de sabão vivas que se transformam em borboletas semeadoras multicoloridas, representando através do sopro da menina o poder humano de gerar vida e transformação de forma multiplicadora. A arte é livre para diferentes interpretações, porém o autor da obra diz que: "Uma bolha de sabão leva consigo um pouco do fôlego de quem a criou soprando, e o fôlego é a respiração, a vida. A obra fala sobre a capacidade que temos de deixar um pouco da nossa vida no outro a partir das relações e que essa vida segue, voa, vai gerando mais vida e transformando tudo por onde passa." Afirma Shun.

Do outro lado da fachada Shun cria um misto de diferentes desenhos entre eles uma letra característica do graffiti conhecida como Wild Style que carrega seu nome SHUN em traços livres e bem coloridos, com os escorridos e os respingos que já são características marcantes nos seus trabalhos. O seu cachorrinho Half, que é uma marca do artista, saindo de um birro de spray, um menino entrando por uma porta que representa a busca pela felicidade no seu próprio interior, e numa interação bem criativa com o corrimão da entrada do prédio ele faz uma cabeça se enchendo de amor e expressando a felicidade, mais ao lado encontra-se um rosto com um sorriso contagiante.  

Léo Shun é bem criativo e inovador, o artista sempre se mantém engajado quando o assunto é contribuir com a sociedade por meio da arte, durante seus 16 anos de carreira doou seus traços para diversas atividades de cunho sociais em ong's, igrejas, empresas, escolas, hospitais, etc.

"O objetivo de todo trabalho deve ser contribuir para bem coletivo, para uma sociedade mais justa e feliz. Infelizmente, algumas pessoas acham que devemos trabalhar para ganhar dinheiro, porém, na minha opinião, o dinheiro é secundário. Uma pessoa que não tem como prioridade no seu trabalho fazer o bem aos outros e ser útil na vida da sociedade nunca se sentirá plenamente feliz com o que faz. Quando uso meu dom, meu trabalho, para contribuir com a sociedade, não faço mais do que minha obrigação como ser humano e tenho como recompensa a certeza de que plantei algo bom através da minha arte." Afirma Léo Shun.

    Artista Leo Shun - Portal Gospel Play

A arte urbana vista em um contexto social, o graffiti sendo utilizado como mediador de transformação social é um grande avanço para essa arte que infelizmente por muito tempo foi confundida com a pichação. Esse entendimento social sobre o papel da arte é muito importante, principalmente para o graffiti, uma arte que se originou nas periferias dos EUA, mais precisamente no Brooklin, e lutou muito para driblar as discriminações e os falsos estereótipos. Hoje o graffiti vem caminhando de maneira crescente, ganhando o seu espaço nas ruas, nas galerias, nas residências, etc. Atualmente o graffiti é visto como arte, decoração, manifestação, expressão... E por que não dizer que é também visto como um colaborador social e cultural?

A Ong Cultura Urbana atua há 8 anos. A instituição tem por objetivo propor a inclusão social, oferecendo diferentes atividades gratuitas voltadas para a arte, cultura e esporte. Atividades essas que contribuem para o exercício da cidadania, para o desenvolvimento educacional, profissional e principalmente para a autoestima e qualidade emocional das crianças e dos jovens participantes, o graffiti veio para somar com esta instituição que vem desempenhando seu papel com muito empenho.     

Para conhecer mais sobre o grafiteiro e artista plástico Léo Shun é só acompanhá-lo em suas redes sociais Léo Shun e Shun Graf (suas páginas no Facebook) e @leoshun_rj e @shungraf (Instagram), e também no seu site www.leoshun.com.br. Se quiser também conhecer mais sobre a Ong Cultura Urbana e ajudá-la, é só acessar o site www.grupoculturaubana.com.

Fonte/Créditos: Portal Gospel Play, com informações de Lorena Crist

Créditos (Imagem de capa): Graffiti Social, a arte de riscar que transforma a sociedade (Foto: Lorena Crist)

Comentários:

Portal Gospel Play

Publicado por:

Portal Gospel Play

O Portal Gospel Play é um guia de notícias com informações relevantes. Desenvolvido para funcionar como um sitepoint para o cristão online, onde o ambiente foi projetado para ser mais uma voz nesse tempo.

Saiba Mais

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!