Portal Gospel Play - O canal de notícias do cristão online!

Thursday, 18 de April de 2024
MENU

Mundo Cristão

Espanha realiza sua primeira homenagem a um reformador protestante

Reformador foi homenageado com um monumento na Espanha, país onde foi perseguido no século 16

Imagem de capa
A-
A+
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Na província espanhola de Sevilha, em 29 de outubro um monumento em homenagem ao reformador protestante Casiodoro de Reina foi inaugurado pelas autoridades municipais de Santiponce.

Reina foi o autor da Biblia del Oso (A Bíblia do Urso), a primeira tradução completa das Escrituras para o espanhol, publicada no século 16.

Representantes políticos locais, provinciais e regionais, bem como lideranças evangélicas participaram de um evento modesto, mas emocionante. Segurança estrita e medidas de distanciamento social foram observadas devido à pandemia de Covid-19.

A estátua, esculpida em bronze e com base de granito, é obra do artista plástico Estanislao García Olivares. No monumento de 3,5 metros de altura, o reformador segura uma Bíblia aberta.

Em sua base, está escrito: “A Casiodoro de Reina e aos tradutores da Bíblia para o castelhano. À tolerância e à liberdade”.

Este é o primeiro monumento da Espanha em homenagem à memória de um protestante. Como um dos principais reformadores do país no século 16, Reina teve que fugir do monastério de San Isidoro del Campo, em Sevilha, devido à perseguição da Inquisição Espanhola.

Em sua jornada pela Europa, deu início à tarefa que se iria marcar seu legado: a tradução da Bíblia para o espanhol das línguas originais. Graças ao seu trabalho, milhões de pessoas em todo o mundo têm acesso às Escrituras em espanhol. 

A Biblia del Oso é considerada pelos estudiosos uma das obras mais importantes da história da literatura espanhola.

O vice-prefeito de Santiponce, José Manuel Marín, disse que houve muitos obstáculos, mas o projeto se tornou uma realidade. “Não foi fácil financiar os custos. Agradecemos a todos os empresários, entidades e pessoas que, em tempos difíceis como este, se empenharam para que esta estátua se tornasse realidade”.

Além do monumento, foram impressos cerca de 3.000 exemplares de uma revista dedicada a Casiodoro de Reina.

O evento foi encerrado com uma palestra do historiador evangélico Antonio Simoni, que explicou a importância do reformador. “A última coisa que foi feita com Casiodoro de Reina aqui, foi queimá-lo como uma efígie. Mas hoje ele será homenageado a poucos metros de distância”, disse.

Inauguração da estátua de Casiodoro de Reina, em Santiponce, na Espanha. (Foto: Governo da Andaluzia)


ACOMPANHE NO FACEBOOK

 

Veja mais!

Seja edificado(a) através das mensagens pastorais dos colunistas

Fonte/Créditos: Portal Gospelplay, com informações de Guiame, via Protestante

Créditos (Imagem de capa): Inauguração da estátua de Casiodoro de Reina, em Santiponce, na Espanha. (Foto: Governo da Andaluzia)

Comentários:

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!