Portal Gospel Play - O canal de notícias do cristão online!

Aguarde, carregando...

Terça-feira, 21 de Julho 2026

Missões

Cursos bíblicos da RTM chegam à Turquia

A previsão é de que nos próximos meses mais de 50 pessoas naturais do Brasil que estão presas no país sejam alcançadas pela iniciativa.

Robston Rial
Por Robston Rial
/ 39 acessos
Cursos bíblicos da RTM chegam à Turquia
Assessoria Cursos Biblicos. (Foto: Eliakim Rodrigues / RTM Brasil).
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Neste mês de julho teve início um novo projeto da RTM Brasil que visa ampliar o alcance do ministério de Cursos Bíblicos. Em parceria com um missionário brasileiro transcultural que atua na Turquia, um presidiário brasileiro detido em uma prisão turca começou a fazer os módulos com cadernos impressos de Cursos Bíblicos RTM.

A maior parte dos detentos brasileiros nas penitenciárias da Turquia resulta da ação do tráfico internacional de entorpecentes. Muitos atuaram como mulas (pessoa contratada ou coagida para transportar substâncias ilícitas) e acabaram identificadas em aeroportos do país.

No primeiro semestre de 2026, o missionário Luka (nome alterado para proteção) visitou a RTM na capital paulista e gostou da iniciativa. Animado, quis replicar a ideia do curso pelas detenções turcas.

Leia Também:

A Turquia tem uma população estimada em cerca de 88 milhões de pessoas – 98% deste público seguem a fé islâmica.

"Temos observado uma dificuldade entre os presos que tiveram um encontro com Cristo em compartilhar o Evangelho com outros presidiários de diferentes nacionalidades. O Felipe (nome fictício) é um dos detentos que tem sido acompanhado pelo missionário brasileiro, mas na Turquia há cerca de 50 brasileiros presos. O objetivo é chegar a pessoas naturais da Turquia também", explicou Luka.

A pena para pessoas julgadas por tráfico no país é de 30 anos. O sistema penitenciário no país é rígido e não há redução de pena. Felipe ainda tem quatro anos de prisão para cumprir. "É um ambiente de muito isolamento", acrescentou.

O acesso às prisões ainda é restrito. Felipe está em liberdade provisória porque ele passou a ter direito a saídas de 10 dias a cada três meses de detenção. Neste período em liberdade, ele faz as lições do curso da RTM. Ele está em uma das unidades prisionais da cidade de Ordu, distante quase 900 quilômetros de Istambul.

Os cursos da RTM têm dois módulos:

  •  Fundamentos da Fé Cristã (módulos 1 e 2 – para adultos)
  • Solidificando a Fé Cristã (módulos 1 e 2 – para jovens e adultos)

No Brasil, de janeiro a julho deste ano, a equipe da RTM corrigiu cerca de 13 mil lições, uma média de 1,1 mil por mês. Foram 1,3 mil novos alunos cadastrados. No total, o ministério conta com 38,6 mil detentos cadastrados. São 237 unidades prisionais vinculadas com cadastro.

Ricardo Kroskinsque, diretor de Comunicação e Relações Públicas da RTM, destaca que a iniciativa é fruto da visão missionária da Trans Mundial. "Acreditamos que esse trabalho de décadas da RTM pode ser bênção para pessoas fora do país também. Os cursos bíblicos compartilham a mensagem que pode transformar e restaurar vidas. Para isso acontecer, nos dedicamos e fechamos parcerias com aqueles que têm a mesma visão missionária", afirmou.

Outro feito de destaque é que o trabalho missionário na Turquia conseguiu inserir exemplares da Bíblia (em português, espanhol e em turco) em unidades prisionais. O sistema local é muito restritivo e, normalmente, literatura religiosa que não a ligada à fé islâmica é barrada pelos agentes da prisão.

Motivos de oração pela Turquia

·         Pelos diretores de penitenciárias na Turquia;

·         Para que a entrada de livros e exemplares da Bíblia seja possível nas detenções;

·         Pela contratação de um advogado que dê respaldo jurídico ao trabalho missionário local;

·         Pelos missionários e sustentadores envolvidos neste projeto.

Sobre a RTM

A RTM Brasil é uma missão cristã que trabalha a partir da produção de publicações, programas e podcasts diversificados. A RTM faz parte da Trans World Radio (TWR), rede global de rádios, presente em mais de 190 países por meio de parceiros. No Brasil, a RTM está em atividade desde 1970 e chega a 20 estados brasileiros por meio do Projeto Antenas. O devocional Presente Diário, um dos mais lidos e ouvidos do Brasil, é produzido pela RTM. Para saber mais e ouvir a programação ao vivo, acesse rtmbrasil.org.br

FONTE/CRÉDITOS: Lucas Meloni - Jornalista / Assessor de Imprensa RTM Brasil.
Robston Rial

Publicado por:

Robston Rial

O Portal Gospel Play é um guia de notícias com informações relevantes. Desenvolvido para funcionar como um sitepoint para um cristão conectado, onde o ambiente foi projetado para ser mais uma voz nesse tempo.

Saiba Mais

Não possui uma conta?

Você pode ler matérias exclusivas, participar de promoções e muito mais!