Nesta quarta-feira (26), o Ministério da Saúde confirmou que o Brasil registrou o primeiro caso de coronavírus no país. O ministro Luiz Henrique Mandetta informou em uma coletiva de imprensa ainda que há outros 20 casos suspeitos da doença.
– Passamos a uma nova fase de providências, no sentido de tomar os devidos cuidados com os efeitos da doença em SP e em todo Brasil. Nosso comitê de emergência está reunido em SP, e de tarde vamos nos juntar a eles para falar sobre o que deve ser feito. Não muda muito com relação aos casos suspeitos, mas agora temos uma patologia confirmada – disse Mandetta.
Os casos suspeitos são registrados na Paraíba (1), Pernambuco (1), Espírito Santo (1), Minas Gerais (2), Rio de Janeiro (2), Santa Catarina (2) e São Paulo (11). Outros 59 já foram descartados.
Ainda segundo o ministro, o paciente portador do coronavírus retornou da Itália na última semana, onde esteve a trabalho entre os dias 9 e 21, mesmo período em que a doença começou a se manifestar no país.
O brasileiro em questão tem 61 anos e está em São Paulo. Ele segue em isolamento domiciliar pois está sem sintomas da doença e, segundo o Hospital Albert Einstein, onde foi atendido, não vê motivos para mantê-lo internado.
– O paciente encontra-se em bom estado clínico e sem necessidade de internação, permanecendo em isolamento respiratório que será mantido durante os próximos 14 dias. A equipe médica segue monitorando-o ativamente, assim como as pessoas que tiveram contato próximo com ele – diz um trecho da nota do Hospital Albert Einstein.
SAÚDE PÚBLICA
A ilustradora Wei Man Kow, que trabalha em Hong Kong e Singapura, quis juntar-se ao esforço colectivo de combate à epidemia do novo coronavírus e fez 17 ilustrações sobre como podemos proteger-nos deste vírus que pode provocar problemas respiratórios graves.
Desse elo entre Wei Man Kow (ou Weimankow), Gonçalo Santos e o CNC resultou a tradução e composição da versão portuguesa das ilustrações sobre o novo coronavírus. Além de Gonçalo Santos, este trabalho envolveu no CNC João Cardoso, Sara Varela Amaral e João Ramalho-Santos (presidente daquele centro de investigação e professor do Departamento de Ciências da Vida). É pela mão deste grupo que estas ilustrações sobre o vírus chegam agora também ao PÚBLICO. Quanto a Wei Man Kow, está a disponibilizar as ilustrações a quem as quiser traduzir pelo mundo inteiro.
Veja mais!
Através da oração, filho resgata o pai das drogas e celebra sua transformação
Fonte/Créditos: Portal Gospel Play, com informações de Pleno.News e Público
Créditos (Imagem de capa): Brasil confirmou o primeiro caso do coronavírus e tem mais 20 suspeitos. (Imagem: doodlartdotcom por Pixabay)
Comentários: