Uma nova edição da Pesquisa Nacional de Violência contra a Mulher, realizada pelo DataSenado e pela Nexus em parceria com o Observatório da Mulher contra a Violência do Senado Federal, revela que 8,8 milhões de brasileiras — 10% da população feminina com 16 anos ou mais foram vítimas de violência digital nos últimos 12 meses.
O levantamento, referência nacional desde 2005, incluiu pela primeira vez uma análise aprofundada de agressões mediadas por tecnologia. As formas mais comuns foram o envio recorrente de mensagens ofensivas ou ameaçadoras (5% das mulheres), invasão de contas e dispositivos (4%) e disseminação de mentiras em redes sociais (4%).
O destaque ficou por conta do aumento do uso de imagens íntimas para chantagem, que dobrou de 1% em 2023 para 2% em 2025 — afetando mais de 1,4 milhão de mulheres. Jovens de 16 a 29 anos são as mais vulneráveis: 15% delas relataram ter sofrido algum tipo de violência digital, quase o dobro da média nacional.
Segundo Maria Teresa Firmino Prado Mauro, coordenadora do Observatório, a tecnologia não cria novos agressores, mas amplia o alcance de violências já existentes, muitas vezes cometidas por parceiros íntimos ou pessoas próximas. A pesquisa, que ouviu 21.641 mulheres em todo o país, tem margem de erro de apenas 0,69 ponto percentual e subsidia políticas públicas de proteção às mulheres.
SOBRE A NEXUS
Apaixonados por dados, a Nexus é uma empresa que alia a precisão da tecnologia, incluindo inteligência artificial, com a criatividade do olhar humano para buscar diagnósticos mais precisos. Nascemos da fusão do instituto de pesquisa de opinião com a área de inteligência de dados da FSB Holding, o maior e mais completo ecossistema de gestão da reputação da América Latina. Tudo para buscar os melhores insights que ajudem nossos clientes a construir, gerir e manter sua reputação.
>>>> Confira aqui a íntegra do levantamento.