Prezados leitores do Portal Gospel Play, através dessa matéria, conclamamos a todos a nos unirmos em oração, pelo resgate dos 12 meninos e do professor de futebol, presos na caverna de Tham Luang , no norte da Tailândia, próximo à fronteira com Mianmar desde do dia 23 de junho. Eles foram fazer um passeio, após um treino de futebol liderados pelo seu treinador, infelizmente acabaram presos na caverna.
A situação é crítica, pois sábado (7/7), voltou a chover forte na região, o que piorou as condições da caverna, hoje a chuva é o principal inimigo para o sucesso do resgate, as crianças estão a uma profundidade de 1000 metros, o percurso entre a entrada da caverna e as crianças, chega a durar 11 horas, passando por túneis secos e estreitos e áreas submersas, com a chuva, ocorrem mais alagamentos dificultando ainda mais o resgate, as crianças terão que utilizar equipamentos de mergulho e atravessar áreas com águas turvas e geladas, elas já estão sendo treinadas para isso. O nível de oxigênio vem baixando no interior da caverna, e as autoridades estão bombeando ar para tentar melhoras as condições.
Lembremos que a natureza foi criada por Deus para ser um ambiente bom para nós vivermos, é Deus quem controla tudo que acontece na natureza. Podemos ver a ação e o poder de Deus observando a natureza. Gênesis 1:1 diz: No princípio Deus criou os céus e a terra. Em João 1:3 está escrito: Todas as coisas foram feitas por intermédio dele; sem ele, nada do que existe teria sido feito. Em Marcos 4:39-41, Jesus acalma a tempestade: Ele se levantou, repreendeu o vento e disse ao mar: "Aquiete-se! Acalme-se!" O vento se aquietou, e fez-se completa bonança.
Baseados na bíblia e na nossa fé, a partir de agora oremos unidos no propósito do nosso Deus cessar as chuvas e dar estratégias, para que a equipe de resgate internacional, possa bombear a água da caverna (até o momento já foram bombeados mais de 300 milhões de m³ de água) e retirar a equipe de futebol por áreas secas e em segurança para a glória de Deus!
Hoje (8), em uma atitude de amor, as mães e os pais dos 12 meninos presos na caverna, escreveram aos seus filhos pela primeira vez. Eles pedem ainda que o treinador de futebol, Ekkapol Chantawong, que é o mais velho do grupo, não se culpe.
"Nós queremos que você saiba que nenhum familiar está bravo com você, então não se preocupe com isso", escreveu a mãe de um dos meninos, segundo o jornal "The Guardian". Na carta enviada pelo grupo que está preso, o treinador demonstrou sentimento de culpa em sua mensage, por ter levado os meninos a uma caverna que poderia ficar inundada durante as chuvas de monção.
"Todos os meninos estão bem. A equipe de resgate está cuidando de nós. Prometo que também cuidarei deles o melhor que puder. Obrigado pelo apoio e por favor aceitem minhas desculpas", escreveu o treinador.
Na carta dos familiares, a mãe de um menino de 14 anos ainda pede que o grupo se cuide e use os cobertores quando o tempo estiver frio. "A todas as crianças. Nós não estamos bravos com vocês. Cuidem bem de si próprios. Não se esqueçam de se cobrir com cobertores quando o tempo estiver frio. Estamos preocupados. Vocês sairão em breve", escreveu.
Foto dos meninos no interior da caverna se protegendo do frio
Abaixo mais informações sobre o caso
Plano de Resgate
Neste sábado, uma forte chuva atingiu o norte da Tailândia, piorando as condições na caverna onde as equipes de resgate travam uma "guerra contra água e tempo" para salvar 12 garotos presos e seu técnico de futebol, com um resgate possível dentro de dias.
A chuva poderia potencialmente atrasar o progresso feito na última semana para drenar o complexo de cavernas de Tham Luang, na província de Chiang Rai, no norte do país.
As equipes de resgate fazem uma corrida contra o tempo para retirar o grupo que está preso há 14 dias em uma caverna na Tailândia, pressionadas pela previsão de chuva forte na região para os próximos dias.
Com a chuva, o nível de água pode subir no ponto onde os meninos estão refugiados, a cerca de 4 km da entrada da caverna Tham Luang.
Os socorristas inseriram um tubo de vários quilômetros para transportar oxigênio até os meninos. Embora o nível de oxigênio tenha se estabilizado, a elevação do nível de "dióxido de carbono é outro fator" importante a ser levado em consideração.
Dificuldades
Inicialmente, as autoridades estudaram deixá-los dentro das cavernas até o fim da estação chuvosa - o que poderia significar que eles ficariam presos por até quatro meses.
Enquanto isso, os militares rastreiam o terreno da montanha na busca de uma cavidade na parte superior da montanha por onde o grupo poderia ser retirado com ajuda de um helicóptero.
Outra possibilidade seria o grupo mergulhar pelas passagens inundadas, o que é considerada uma opção de alto risco - embora seja considerada por especialistas ouvidos pela Efe, a opção mais provável. Para isso, os jovens e o técnico começaram um treino intensivo para aprender a mergulhar. Porém, alguns dos meninos não sabem nem mesmo nadar.
Morte de Mergulhador
Na quinta-feira (5), o mergulhador Saman Kunan, de 38 anos, ex-membro da Marinha tailandesa, morreu quando voltava de uma missão para levar cilindros de oxigênio para a caverna. Ele era triatleta e tinha se voluntariado a participar da operação de resgate. A morte do mergulhador deixa clara a dificuldade dos esforços de resgate que as equipes enfrentam.
Mergulhador morto ao fazer a travesia na caverna de Tham Luang
As autoridades demonstraram preocupação com a queda nos níveis de oxigênio na cavidade subterrânea, que caíram de 21% para 15%, e o aumento do dióxido de carbono.
Fonte/Créditos: Portal Gospel Play com informações de G1
Créditos (Imagem de capa): Thai Navy Seal/Handout via REUTERS
Comentários: