Portal Gospel Play - O canal de notícias do cristão online!

MENU
Logo
Terça, 26 de janeiro de 2021
Publicidade
Publicidade

Lojista

Desvendando os conceitos e tendências da Fibra ótica ou óptica?

Descubra e aprenda um pouco mais sobre a tecnologia capaz de transmitir os raios de luz em alta capacidade

Publicidade
Publicidade
Imagem de capa
A-
A+
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

por eleve TELECOM

A Fibra óptica é definida como um pedaço de vidro ou de materiais poliméricos com capacidade de transmitir luz em alta capacidade. Tal filamento pode apresentar diâmetros variáveis, dependendo da aplicação, indo desde diâmetros ínfimos, da ordem de micrômetros (mais finos que um fio de cabelo) até vários milímetros, ela foi inventada pelo físico indiano Narinder Singh Kapany em 1956.

Os primeiros experimentos utilizando fibra óptica ocorreram em 1930 na Alemanha, mas as pesquisas sobre suas propriedades e características se iniciaram por volta de 1950, entretanto ela foi inventada pelo físico indiano Narinder Singh Kapany em 1956. Hoje, as fibras ópticas são largamente utilizadas e representam uma revolução na transmissão de informações.

 

FIBRA ÓTICA NO BRASIL

 

A Unicamp foi à primeira instituição brasileira a pesquisar as fibras ópticas. O Grupo de Fibras Ópticas do Instituto de Física Gleb Wataghin foi formado em 1975 para desenvolver o processo de fabricação de fibras e formar recursos humanos nesta área. Dos laboratórios do IFGW saíram às primeiras fibras ópticas fabricadas no país e foram desenvolvidas várias técnicas de caracterização das fibras. Com a evolução da tecnologia, os tradicionais cabos metálicos vêm sendo substituídos por cabos de fibra.

 

SEU FUNCIONAMENTO

Cada filamento que constitui o cabo de fibra óptica é basicamente formado por um núcleo central de vidro, por onde ocorre a transmissão da luz, que possui alto índice de refração e de uma casca envolvente, também feita de vidro, porém com índice de refração menor em relação ao núcleo. A transmissão da luz pela fibra óptica segue o princípio da reflexão total da luz.

Em uma das extremidades do cabo óptico é lançado um feixe de luz que, pelas características ópticas da fibra, percorre todo o cabo por meio de sucessivas reflexões até chegar ao seu destino final.

Reflexão é quando a luz, propagando-se em um determinado meio, atinge uma superfície e retorna para o meio que estava se propagando.

 

TIPOS DE FIBRAS

As fibras ópticas podem ser basicamente de dois modos:

 

Modelo Monomodo:

Permite o uso de apenas um sinal de luz pela fibra.

Dimensões menores que as fibras ID.

Maior banda passante por ter menor dispersão.

Geralmente é usado laser como fonte de geração de sinal.

 

Modelo Multimodo:

Permite o uso de fontes luminosas de baixa ocorrência tais como LEDs (mais baratas).

Diâmetros grandes facilitam o acoplamento de fontes luminosas e requerem pouca precisão nos conectores.

Muito usado para curtas distâncias pelo preço e facilidade de implementação pois a longa distância tem muita perda.

 

VANTAGENS DA FIBRA ÓTICA

 

Altas taxas de transmissão.

Isolamento elétrico entre as partes conectadas, já que não é utilizado para transferência de energia elétrica, e sim a luz.

Imunidade à ruídos, não sofrem com as interferências elétricas nem magnéticas, além de dificultar um possível grampeamento.

A comunicação é mais confiável, apresenta baixa taxa de erro, que está na faixa de 10.

Ao contrário dos fios metálicos, os fios de vidro não enferrujam, não oxidam e não sofrem com a ação de agentes químicos.

A matéria prima para sua fabricação, a sílica, é muito mais abundante que os metais e possui baixo custo de produção.

 

CONCLUSÃO

A fibra óptica apresenta vantagens indiscutíveis: a alta velocidade ao navegar pela internet, assim como a imunidade a ruído e interferência, dimensões e peso reduzidos e a compatibilidade com a tecnologia digital.

As fibras também possuem suas desvantagens: Custo elevado, fragilidade e dificuldade de reparação de rompimento de fibras em campo, equipamentos de alto custo. Atualmente as pesquisas na área da fibra ótica estão em constante evolução, a serviço do progresso tecnológico.

 

Fonte/Créditos: Portal Gospel Play, com informações de eleve TELECOM

Créditos (Imagem de capa): Desvendando os conceitos e tendências da Fibra ótica ou óptica. (Foto: Divulgação)

Comentários:

Encaminhe sua mensagem, assim que possível estaremos te respondendo ;)